Pesquisa personalizada

Colombianos atravessam fronteira em busca de emprego e segurança no Brasil. Acnur, estima que até 20 mil colombianos já tenham sido "expulsos" para o Brasil por causa da violência e das extorsões praticadas pelas guerrilhas marxistas e por grupos paramilitares. "Dá para ver que no Brasil as coisas estão melhores. Não se vêem os problemas que temos aqui na Colômbia: fome, violência, desemprego", disse à BBC Brasil o médico Álvaro Trujillo, que abandonou sua casa em Arauca e vive com ajuda do governo em Bogotá. Cerca de 15 mil e 20 mil vivem na Amazônia legal em necessidade de proteção internacional - ou seja, em uma situação em que poderiam receber o status de refugiado se entrassem com o pedido de documentação.

Um dos pontos de entrada no Brasil é Tabatinga, uma pequena cidade distante 2 mil quilômetros de Manaus que se confunde com a colombiana Letícia - as duas cidades são separadas apenas por uma lombada. Ambas são geminadas à peruana Santa Rosa e, juntas, compõem a tríplice fronteira amazônica.

Tabatinga, é uma pequena cidade do Brasil distante 2 mil quilômetros de Manaus que se confunde com a colombiana Letícia - as duas cidades são separadas apenas por uma lombada. Ambas são geminadas à peruana Santa Rosa e, juntas, compõem a tríplice fronteira amazônica.

0 comentários