O diretor americano Steven Spielberg receberá o prêmio de honra Cecil B. DeMille durante a próxima edição do Globo de Ouro das mãos Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, entidade que realiza a premiação.
O prêmio DeMille, dado pelo conjunto de sua obra, será entregue durante a 65ª edição do Globo de Ouro, que será realizada em 13 de janeiro de 2008, segundo informa a associação em seu site.
Ao longo de sua extensa carreira, Steven Spielberg recebeu seis prêmios Globo de Ouro, sendo indicado 18 vezes no total, em diferentes categorias.
Entre os últimos vencedores do prêmio que o diretor americano irá receber estão Warren Beatty (2007), Anthony Hopkins (2006), Robin Williams (2005), Michael Douglas (2004), Gene Hackman (2003), Harrison Ford (2002), Al Pacino (2001) e Barbra Streisand (2000).
Nasceu na cidade de Cincinnati, mas morou em grande parte da sua vida em Phoenix. Irmão mais velho de três irmãs, que quase sempre eram usadas como cobaias em seus filmes caseiros. Assim como a grande maioria dos cineastas, começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. De família judia, Spielberg sofria preconceito por intermédio de brincadeiras anti-semitas. Muitas delas pelos próprios vizinhos. Tal fato poderia explicar o interesse do diretor em quase sempre abordar o tema da segunda guerra e, principalmente, as atrocidades sofridas pelos judeus durante esse período. Um dos exemplos mais clássicos foi o filme A Lista de Schindler (1993) (Schindler's List), hoje considerado como a mais fiel visão do terror proporcionado pelos nazistas.
Spielberg nunca foi um aluno aplicado. Na época de entrar para a faculdade não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia. Terminou por cursar literatura inglesa em outra escola. Em 1969 faria o seu primeiro curta profissional, chamado Amblin. A história de um casal de jovens que se encontra no deserto de Mojave ganhou prêmios em festivais importantes, como o de Veneza.
Por esse filme ganhou um contrato com a Universal, onde teria a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem em 1971, Encurralado (1972) (Duel). Produzido para a televisão, fez tanto sucesso que acabou por ser lançado nos cinemas; impulsionando a carreira do então diretor de 26 anos.
Atualmente é casado com a atriz Kate Capshaw, tem seis filhos; um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving, atual esposa do diretor brasileiro Bruno Barreto. Foi um dos fundadores da DreamWorks, um dos principais estúdios de Hollywood que foi vendido no início de 2006 para o estúdio Paramount. Spielberg passou a ser o principal executivo.
0 comentários
Postar um comentário