O comércio de flores em uma floricultura pode ser considerada uma atividade artística e em alguns casos até uma atividade de mágica, já que exige dedicação e bom gosto para atrair clientes.
O setor é muito atribulado, passando por problemas sazonais, visto que as melhores datas são as que se comemoram nacionalmente. A maioria das floriculturas fecham antes de completarem 1 ano, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas
Ornamentais de SP, movimenta em torno de R$ 1,1 bilhão por ano no Brasil.
Uma dúvida freqüente é o quanto cobrar? Os maiores especialistas indicam que deve-se multiplicar por 3x o valor gasto no arranjo. Por exemplo, um arranjo que consome em material e flores em torno de R$ 10,00 deve ter um preço final para o consumidor de R$ 30,00. Com isto atenderá uma rentabilidade ideal de 10%, cobrindo todos os custos da floricultura.
A produção de flores, muitas vezes, é encarada como uma atividade de tecnologia de difícil acesso aos produtores, guardada como segredo por quem já está na atividade. A pouca literatura disponível no Brasil sobre o assunto parece reforçar este pensamento.
A realidade é que a floricultura no Brasil está ainda em fase inicial de desenvolvimento. O Estado de São Paulo têm a liderança em tecnologia, produção e lançamento de produtos. Aos poucos, porém, importantes núcleos vem se formando em todo o país, com objetivo de fornecimento do mercado regional e também para o mercado exportador.

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Danny Bauer |
2:20 PM
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